terça-feira, 3 de junho de 2014

Sistema Especialista

Sistema Especialista

   
      Segundo (Lia, 2001), o sistemas especialistas são programas de computador que procuram encontrar soluções para determinados problemas do mesmo modo que se espera que os especialistas humanos resolvam, se estiverem sob as mesmas condições. São sistemas com um conhecimento profundo sobre campos restritos ao conhecimento. Os sistemas especialistas aplicam técnicas de inteligência  artificial e conhecimento amplo em problemas específicos, para simular a atuação de especialistas humanos.
      Rabuske (1995) ensina ainda que: “sistemas especialistas devem, também, ter habilidade para aprender com a experiência e explicar o que estão fazendo e porque o fazem. Esta última é uma das principais características que distinguem estes sistemas dos tradicionais sistemas de informação”.
      Já para Genaro(1986): “sistemas especialistas são programas intensivamente baseados emconhecimento que resolvem problemas que geralmente requerem experiência humana. Eles executam muitas das funções secundárias que os especialistas executariam, como perguntar questões relevantes e explanar suas razões”. 
     O sistema deve ser capaz de emitir decisões justificadas sobre um determinado assunto a partir de uma base de conhecimentos. através da  busca em sua memória conhecimentos prévios, formula hipóteses, e verificando os fatos que encontra e comparando-os com as informações já conhecidas e então emite umas decisão.
    Os sistemas especialistas, portanto, caracterizam-se por armazenar um grande e profundo conhecimento sobre uma determinada área armazenando estas informações de modo organizado permitindo uma rápida e simplificada busca para respostas requeridas.
   Um sistema especialista deve além de inferir conclusões, ter a capacidade de aprender com novos conhecimentos e, desse modo, melhorar o seu desempenho e a qualidade de suas decisões, explicando como chegou a decisão final. E
sta última é uma das principais características que distinguem os sistemas especialistas dos sistemas convencionais (Ribeiro,1987).

Um comentário: