Linguagem GPSS
O GPSS foi a principal linguagem de simulação da IBM. onde foram desenvolvida durante quase 50 anos de sua existência grande numero de aplicações.
o GPSS significava Gordon’s Programmable Simulation System, em homenagem ao seu criador Geoffrey Gordon, sendo mais tarde modificado para General Purpose Simulation System.
A primeira versão do GPSS foi lançada em 1961. o projeto do GPSS deve como ideia principal foi de criar ferramentas que pudesse ser usada por não especialista. isso motivou a representação dos modelos de forma graficas.
Um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema. Atualmente, as versões disponíveis mais conhecidas são GPPS/H, GPSS World e WebGPSS. o GPSS influenciou fortemente outras ferramentas de simulação (por exemplo, a linguagem Arena)
Um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema. A
linguagem não é orientada a eventos nem a processos. Na verdade, GPSS
lembra uma linguagem tipo data-flow. Na linguagem GPSS, um modelo é
descrito através de um diagrama de blocos.
Existe um conjunto de blocos à disposição do programador, os quais podem ser interconectados para representar um sistema (i.é, para criar um modelo). Um dos blocos, chamado GENERATE, é usado para gerar transações. As transações são as entidades temporárias do modelo.
Tipos de blocos
Existem blocos para:
- Criar e destruir transações (GENERATE e TERMINATE)
- Alterar parâmetros de transações (ASSIGN)
- Desviar o fluxo de transações (TEST, TRANSFER, ...)
- Fazer uma transação esperar por um período de tempo (ADVANCE)
- Requisitar/liberar recurso (SEIZE/RELEASE)
- Requisitar/liberar um depósito (ENTER/LEAVE)
- Coletar estatísticas (QUEUE, TABULATE, ...)
- Duplicar transações (SPLIT)
- Encadear transações à filas (LINK)
- E muitos outros
Em um banco os clientes chegam a uma taxa exponencial de 230 segundos. Ao chegar, cada cliente deve ser atendido pelo caixa ou pelo gerente (cerca de 10%). No caixa os atendimentos variam de 0.5 a 9.0 minutos com um valor mais provável de 3.0 minutos. Na gerência os valores são 0.5, 9.0 e 4.0 respectivamente. Cerca de 10% dos clientes atendidos pelo gerente devem voltar para o caixa. Nesse caso, eles têm prioridade de atendimento e passam na frente dos demais clientes. Vamos considerar um tempo de 2 minutos para cada deslocamento dentro do banco.
Referências Bibliográficas
aulas-gelsimar.googlecode.com/svn/trunk/.../material06.pdf
DISPONÍVEL EM
< http:/http://www.google.com.br/search?q=IMAGENS+DE+SIMULA%C3%87%C3%83O+DO+ARENA>
Ficou bom!
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