quinta-feira, 5 de junho de 2014

Linguagem GPSS

          
      O GPSS foi a principal linguagem de simulação da IBM. onde foram desenvolvida durante quase 50 anos de sua existência grande numero de aplicações.
o GPSS significava Gordon’s Programmable Simulation System, em homenagem ao seu criador Geoffrey Gordon, sendo mais tarde modificado para General Purpose Simulation System.
        A primeira versão do GPSS foi lançada em 1961. o projeto do GPSS deve como ideia principal foi de criar ferramentas que pudesse ser usada por não especialista. isso motivou a representação dos modelos de forma graficas.
       Um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema. Atualmente, as versões disponíveis mais conhecidas são GPPS/H, GPSS World e WebGPSS. o GPSS influenciou fortemente outras ferramentas de simulação (por exemplo, a linguagem Arena)
          Um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema. A linguagem não é orientada a eventos nem a processos. Na verdade, GPSS lembra uma linguagem tipo data-flow. Na linguagem GPSS, um modelo é descrito através de um diagrama de blocos.
        Existe um conjunto de blocos à disposição do programador, os quais podem ser interconectados para representar um sistema (i.é, para criar um modelo). Um dos blocos, chamado GENERATE, é usado para gerar transações. As transações são as entidades temporárias do modelo.

Tipos de blocos
 Existem blocos para:
  1.  Criar e destruir transações (GENERATE e TERMINATE) 
  2. Alterar parâmetros de transações (ASSIGN) 
  3. Desviar o fluxo de transações (TEST, TRANSFER, ...) 
  4. Fazer uma transação esperar por um período de tempo (ADVANCE) 
  5. Requisitar/liberar recurso (SEIZE/RELEASE) 
  6. Requisitar/liberar um depósito (ENTER/LEAVE) 
  7. Coletar estatísticas (QUEUE, TABULATE, ...) 
  8. Duplicar transações (SPLIT) 
  9. Encadear transações à filas (LINK) 
  10. E muitos outros
                   Exemplo de Aplicação utilizando o simulador ARENA
  
           Em um banco os clientes chegam a uma taxa exponencial de 230 segundos. Ao chegar, cada cliente deve ser atendido pelo caixa ou pelo gerente (cerca de 10%). No caixa os atendimentos variam de 0.5 a 9.0 minutos com um valor mais provável de 3.0 minutos. Na gerência os valores são 0.5, 9.0 e 4.0 respectivamente. Cerca de 10% dos clientes atendidos pelo gerente devem voltar para o caixa. Nesse caso, eles têm prioridade de atendimento e passam na frente dos demais clientes. Vamos considerar um tempo de 2 minutos para cada deslocamento dentro do banco.



 Referências Bibliográficas
aulas-gelsimar.googlecode.com/svn/trunk/.../material06.pdf
DISPONÍVEL EM < http:/http://www.google.com.br/search?q=IMAGENS+DE+SIMULA%C3%87%C3%83O+DO+ARENA>

Um comentário: