quinta-feira, 5 de junho de 2014

Linguagem GPSS

          
      O GPSS foi a principal linguagem de simulação da IBM. onde foram desenvolvida durante quase 50 anos de sua existência grande numero de aplicações.
o GPSS significava Gordon’s Programmable Simulation System, em homenagem ao seu criador Geoffrey Gordon, sendo mais tarde modificado para General Purpose Simulation System.
        A primeira versão do GPSS foi lançada em 1961. o projeto do GPSS deve como ideia principal foi de criar ferramentas que pudesse ser usada por não especialista. isso motivou a representação dos modelos de forma graficas.
       Um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema. Atualmente, as versões disponíveis mais conhecidas são GPPS/H, GPSS World e WebGPSS. o GPSS influenciou fortemente outras ferramentas de simulação (por exemplo, a linguagem Arena)
          Um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema. A linguagem não é orientada a eventos nem a processos. Na verdade, GPSS lembra uma linguagem tipo data-flow. Na linguagem GPSS, um modelo é descrito através de um diagrama de blocos.
        Existe um conjunto de blocos à disposição do programador, os quais podem ser interconectados para representar um sistema (i.é, para criar um modelo). Um dos blocos, chamado GENERATE, é usado para gerar transações. As transações são as entidades temporárias do modelo.

Tipos de blocos
 Existem blocos para:
  1.  Criar e destruir transações (GENERATE e TERMINATE) 
  2. Alterar parâmetros de transações (ASSIGN) 
  3. Desviar o fluxo de transações (TEST, TRANSFER, ...) 
  4. Fazer uma transação esperar por um período de tempo (ADVANCE) 
  5. Requisitar/liberar recurso (SEIZE/RELEASE) 
  6. Requisitar/liberar um depósito (ENTER/LEAVE) 
  7. Coletar estatísticas (QUEUE, TABULATE, ...) 
  8. Duplicar transações (SPLIT) 
  9. Encadear transações à filas (LINK) 
  10. E muitos outros
                   Exemplo de Aplicação utilizando o simulador ARENA
  
           Em um banco os clientes chegam a uma taxa exponencial de 230 segundos. Ao chegar, cada cliente deve ser atendido pelo caixa ou pelo gerente (cerca de 10%). No caixa os atendimentos variam de 0.5 a 9.0 minutos com um valor mais provável de 3.0 minutos. Na gerência os valores são 0.5, 9.0 e 4.0 respectivamente. Cerca de 10% dos clientes atendidos pelo gerente devem voltar para o caixa. Nesse caso, eles têm prioridade de atendimento e passam na frente dos demais clientes. Vamos considerar um tempo de 2 minutos para cada deslocamento dentro do banco.



 Referências Bibliográficas
aulas-gelsimar.googlecode.com/svn/trunk/.../material06.pdf
DISPONÍVEL EM < http:/http://www.google.com.br/search?q=IMAGENS+DE+SIMULA%C3%87%C3%83O+DO+ARENA>

terça-feira, 3 de junho de 2014

Sistema Especialista

Sistema Especialista

   
      Segundo (Lia, 2001), o sistemas especialistas são programas de computador que procuram encontrar soluções para determinados problemas do mesmo modo que se espera que os especialistas humanos resolvam, se estiverem sob as mesmas condições. São sistemas com um conhecimento profundo sobre campos restritos ao conhecimento. Os sistemas especialistas aplicam técnicas de inteligência  artificial e conhecimento amplo em problemas específicos, para simular a atuação de especialistas humanos.
      Rabuske (1995) ensina ainda que: “sistemas especialistas devem, também, ter habilidade para aprender com a experiência e explicar o que estão fazendo e porque o fazem. Esta última é uma das principais características que distinguem estes sistemas dos tradicionais sistemas de informação”.
      Já para Genaro(1986): “sistemas especialistas são programas intensivamente baseados emconhecimento que resolvem problemas que geralmente requerem experiência humana. Eles executam muitas das funções secundárias que os especialistas executariam, como perguntar questões relevantes e explanar suas razões”. 
     O sistema deve ser capaz de emitir decisões justificadas sobre um determinado assunto a partir de uma base de conhecimentos. através da  busca em sua memória conhecimentos prévios, formula hipóteses, e verificando os fatos que encontra e comparando-os com as informações já conhecidas e então emite umas decisão.
    Os sistemas especialistas, portanto, caracterizam-se por armazenar um grande e profundo conhecimento sobre uma determinada área armazenando estas informações de modo organizado permitindo uma rápida e simplificada busca para respostas requeridas.
   Um sistema especialista deve além de inferir conclusões, ter a capacidade de aprender com novos conhecimentos e, desse modo, melhorar o seu desempenho e a qualidade de suas decisões, explicando como chegou a decisão final. E
sta última é uma das principais características que distinguem os sistemas especialistas dos sistemas convencionais (Ribeiro,1987).